Vereadora mais jovem de Curitiba é destaque em produtividade

Aos 24 anos, Camilla Gonda lidera ranking da nova legislatura da Câmara Municipal
De acordo com dados da Câmara Municipal de Curitiba, divulgados no início deste mês, a nova legislatura está a caminho de se tornar a mais produtiva da história. A instituição apresentou cinco indicadores de produtividade que alcançaram recordes no primeiro semestre, com 1.582 pedidos de informação, 810 sugestões ao Executivo, 623 projetos de lei, 150 substitutivos gerais e 64 moções. Do total de 3.229, Camilla Gonda (PSB), a vereadora mais jovem da casa, ocupa a primeira posição com 459 requerimentos protocolados, representando 14,2% do total. Considerando o total de 38 vereadores da capital paranaense, Gonda produziu mais do que cinco parlamentares juntos.
Entre as 810 sugestões ao Executivo, Camilla protocolou 113, o que corresponde a 13,9% do total. Entre as indicações da vereadora, estão a instituição do passe livre no transporte coletivo para estudantes da pré-escola à pós-graduação, a criação do Censo para a população PCD, a ampliação de medidas para reduzir alagamentos, a instalação de banheiros químicos para cobradores e motoristas nas intermediações das estações-tubo, revitalizações de praças em diversos bairros e a criação de uma secretaria de Habitação.
A Câmara Municipal também estabeleceu um novo recorde: o número de pedidos de informação oficiais dobrou no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Do total de 1.582, Camilla Gonda protocolou 302 requerimentos. Enquanto a média por vereador é de 41 requerimentos, a vereadora superou esse número em mais de 7 vezes, alcançando 19% do total de pedidos protocolados entre 1º de janeiro e 30 de junho. “Esse é um dos principais instrumentos de fiscalização do poder público, e nosso mandato tem se debruçado em buscar informações em diversas áreas, como educação, saúde, transporte, urbanismo e segurança”, comenta.
Entre os pedidos à Prefeitura estão a fiscalização de creches e critérios para participação no programa vale-creche, informações sobre o tempo de espera para cirurgias eletivas e exames no SUS, regularização habitacional, cumprimento da lei que permite a limpeza de terrenos baldios por parte do município, funcionamento das salas de recursos multifuncionais e políticas de inclusão de alunos com deficiência. Camilla também questionou sobre detalhes das licitações do projeto Bairro Novo da Caximba, planejamento de renovação da frota de ônibus do transporte público, comparativo de segurança entre ciclofaixas e ciclovias e mutirões de empregos.
Dos 623 projetos de lei protocolados pela casa, 35 são de autoria da parlamentar. Entre eles, destacam-se a criação do Programa Banco de Empregos para a Juventude, o Selo “Empresa Amiga da Juventude”, a retirada do prazo de validade dos créditos do cartão transporte, o retorno do aviso de infração do EstaR, a instituição da Política Municipal de Proteção Climática Permanente e a “Virada Cultural de Curitiba” no Calendário Oficial de Eventos.
Contribuição com a Educação Política
Desde o início do mandato, Camilla Gonda tem promovido oficinas de projetos de leis em escolas e instituições. “Neste primeiro semestre, estivemos em 7 locais, alcançando mais de 400 crianças e adolescentes. Explicamos o trabalho dos vereadores, como as leis são construídas e como a população pode participar e buscar informações sobre política. Nossa proposta é tornar a política mais acessível e despertar o interesse desde cedo”, explica.
Além disso, com o intermédio do mandato da vereadora, mais de 400 alunos de Curitiba participaram de visitas guiadas à Câmara Municipal, um programa coordenado pela Escola do Legislativo. “Nossa missão é mostrar que a Câmara é a casa do povo e um espaço público de diálogo e participação. As pessoas podem conhecer a história e o funcionamento da instituição”, reitera Gonda.
Atendimentos presenciais e nas ruas:
“Em apenas 181 dias, nosso gabinete atendeu mais de 600 curitibanos, tanto presencialmente quanto online e nos bairros, resultando em mais de 900 ações legislativas. Seguimos comprometidos com nossos atendimentos à população, em ouvir as demandas, buscar soluções, fiscalizar o poder público e lutar pelas pautas do nosso mandato, como a defesa das mulheres, da juventude, da educação e dos servidores públicos”, finaliza.