Curitiba Entretenimento Política

Proposta do Vereador Marcos Vieira sugere criação da Linha Turismo-Sul em Curitiba

Proposta do Vereador Marcos Vieira sugere criação da Linha Turismo-Sul em Curitiba
  • Publishedabril 14, 2025

Iniciativa busca valorizar atrativos da região sul da cidade e promover desenvolvimento econômico local

O vereador Marcos Vieira (PDT) apresentou uma sugestão ao Poder Executivo para a criação da Linha Turismo-Sul, com o objetivo de fomentar a visitação a pontos turísticos localizados na região Sul da capital paranaense. Curitiba é internacionalmente conhecida por seus parques e áreas verdes, e atualmente conta com a Linha Turismo, que percorre 26 atrativos — todos localizados entre as regiões central e norte da cidade. A sugestão seguiu para análise do Poder Executivo.

Para Marcos Vieira, é hora de ampliar o olhar e integrar ao circuito turístico oficial importantes espaços da região sul da cidade, que também possuem grande potencial de atração. “A cidade está crescendo e a região sul tem ganhado cada vez mais protagonismo nesse desenvolvimento. Temos exemplos como o Parque Lago Azul, no Umbará, que foi o parque mais buscado por internautas em 2017, segundo dados do Instituto Municipal de Turismo; o recém-inaugurado Parque Pinhal de Santana, no Campo de Santana; o tradicional Parque Náutico, no Boqueirão; o Bosque Reinhard Maack, no Hauer; a centenária Igreja São Pedro, no Umbará; e o Zoológico Municipal, no Alto Boqueirão”, afirma o parlamentar.

Na prática

A proposta é que a Linha funcione especialmente nos fins de semana e feriados, com saída do Centro e paradas estratégicas ao longo do trajeto para embarque de mais usuários. A ideia é não apenas facilitar o acesso aos atrativos turísticos, mas também estimular o lazer, movimentar a economia local e valorizar culturalmente os bairros do Sul da cidade. Para o vereador, a nova linha seria uma forma de mostrar uma Curitiba que vai além dos pontos turísticos tradicionais, integrando de fato todas as regiões da cidade em uma política de turismo mais justa, diversa e inclusiva.

“Essa é uma proposta que mostra uma Curitiba que existe além dos pontos turísticos já consolidados. É uma oportunidade de incentivar o orgulho local, fortalecer a identidade dos bairros e garantir que o desenvolvimento chegue de forma equilibrada a todas as regiões da cidade”, conclui o parlamentar.

Written By
CWBuzz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *