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Curitiba pode adotar semáforos inteligentes com uso de inteligência artificial

Curitiba pode adotar semáforos inteligentes com uso de inteligência artificial
  • Publishedoutubro 21, 2025

A vereadora Indiara Barbosa (NOVO) apresentou à Câmara Municipal de Curitiba uma sugestão ao Executivo para que a cidade estude e implante um sistema inteligente de controle de tráfego com uso
de inteligência artificial (IA).

A proposta visa reduzir congestionamentos, melhorar a fluidez do trânsito e diminuir a emissão de poluentes, tornando Curitiba uma referência em mobilidade urbana inteligente. A iniciativa recomenda que a Prefeitura contrate um estudo técnico de viabilidade para implantar semáforos inteligentes em cruzamentos estratégicos da capital.
O sistema utilizaria sensores, câmeras e algoritmos de IA para monitorar o fluxo de veículos em tempo real, ajustando automaticamente o tempo dos sinais de acordo com o movimento do trânsito, a presença de pedestres e até o deslocamento do transporte coletivo.

“Muitos moradores reclamam da falta de sincronização dos semáforos, o que causa lentidão e desperdício de tempo. Nossa ideia é trazer tecnologia e eficiência para o trânsito, reduzindo filas, tempo de espera e até a poluição”, explica Indiara Barbosa.


A proposta prevê, além do estudo técnico, a criação de um projeto-piloto em cruzamentos estratégicos e a estruturação de um Centro de Controle Inteligente de Tráfego, que reuniria informações em tempo real
e permitiria ajustes automáticos e integrados em toda a cidade.

O uso de semáforos inteligentes já é realidade em diversas cidades do mundo.


Em São José dos Pinhais (PR), o sistema reduziu em 31% os congestionamentos. Em Campinas e Rio de Janeiro, o tempo médio de espera caiu cerca de 40%, e em cidades como Boston (EUA) e Sydney (Austrália), a fluidez do trânsito melhorou em até 50%. “Curitiba sempre foi referência em mobilidade urbana e inovação. Está na hora de darmos mais um passo e acendermos o sinal verde para a tecnologia”, completa a vereadora.

Benefícios esperados:


● Redução do tempo médio de deslocamento;
● Diminuição de filas e paradas desnecessárias;
● Menor emissão de poluentes e consumo de combustível;
● Aumento da segurança viária;
● Fortalecimento da imagem de Curitiba como cidade inteligente.


A proposta sugere o uso de modelos consagrados como o SCATS (Sydney Coordinated Adaptive Traffic System) e o SCOOT (Split Cycle Offset Optimization Technique), aliados a módulos de IA e aprendizado de máquina, capazes de promover sincronização dinâmica e adaptação contínua ao comportamento do trânsito.

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CWBuzz

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