Balanço do 1º mês de mandato na Câmara Municipal de Curitiba

Nesta sexta-feira (31), a Câmara Municipal de Curitiba divulgou dados do primeiro mês da 19ª legislatura. A vereadora mais jovem, Camilla Gonda (PSB), finaliza o mês de Janeiro liderando o somatório de indicações de sugestões ao poder Executivo, requerimentos de pedidos de informações oficiais do município e projetos de lei, demonstrando o compromisso com os trabalhos legislativos.
Com um total de 118 sugestões ao Executivo protocoladas até o momento pelos parlamentares, Camilla Gonda ocupa o 1º lugar e se destaca com 32 indicações. Entre elas, a instituição do passe livre no transporte coletivo para estudantes da pré-escola à pós-graduação; a ampliação e intensificação de medidas corretivas e preventivas para reduzir os alagamentos e inundações; a implantação de cursos profissionalizantes para mães atípicas (mulheres com filhos com deficiência), com o objetivo de qualificá-las para o mercado de trabalho; a criação do Censo para a população PCD; a valorização do vale alimentação e refeição para os agentes da Guarda Municipal e o fornecimento gratuito de kit com material escolar e uniforme na Rede Pública de Ensino Municipal.
Além disso, entre os 47 pedidos de informação protocolados, a vereadora questiona o Plano Diretor e de Drenagem Urbana, as casas-abrigo destinadas às mulheres vítimas de violência doméstica; a malha cicloviária; políticas públicas para a primeira infância e adolescência, entre outros questionamentos em diversas áreas.

A parlamentar também apresentou 16 projetos de lei, incluindo o Programa Municipal de Igualdade de Oportunidades no Trabalho, que dispõe sobre a punição das práticas discriminatórias contra mulheres no mercado de trabalho; o Programa Câmara Municipal Universitária, voltado para a participação de estudantes no Legislativo; a criação Banco de Empregos para a Juventude e o fornecimento de merenda escolar no período de férias e recesso escolar para alunos carentes matriculados na rede municipal de ensino em Curitiba.
Integrante da maior bancada feminina da história da Câmara, com 12 mulheres, Camilla Gonda é a líder do bloco PSB/PT/PSOL e está entre os 20 novos vereadores da capital paranaense.
“Temos um compromisso com a população e estamos de portas abertas para receber demandas e sugestões que possam melhorar a nossa cidade e a qualidade de vida dos curitibanos. Como minoria na casa e com um bloco reduzido de oposição, teremos muitos desafios. Porém, como representante do povo, sempre vou me posicionar com base na defesa dos direitos individuais e sociais, para que a Câmara Municipal de Curitiba não seja palco de retrocesso”, afirma a vereadora
A primeira sessão da nova legislatura será realizada na próxima segunda-feira (3), às 9h, e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.